quinta-feira, 28 de junho de 2012

[ARQUIVO 2012] Dirigentes dão dicas sobre comitês


Na última terça-feira, dia 26, pro- fessores que presidem os oito comitês da SINUSI 2012 esclareceram aos participantes sobre o que será debatido no próximo sábado. As dicas foram relativas ao conteúdo, às melhores formas de pesquisa e sobre como se preparar para os debates.

O professor Daniel Cavalcante, do Comitê da Organização Mundial do Comércio (OMC), foi o primeiro a se apresentar e esclareceu dúvidas sobre a nova metodologia de pontuação. Como fontes de pesquisa, Daniel indicou o Almanaque Abril, fóruns de e-commerce e documentos com as últimas resoluções da OMC/ONU.

Em seguida, Mário Jorge Carvalho e Acácio Ferreira expuseram os principais temas do Comitê do Meio Ambiente: economia sustentável, Rio +20 e créditos de carbono. “O foco é a sinergia ou junção de esforços das nações para criar uma economia verde”, afirma Mário.

No Comitê Econômico e Financero, dos professores Sérgio Souza e José Corsino, serão debatidas as maneiras de reduzir o endividamento de países em crise, as soluções econômicas com geração de emprego e as formas de evitar crises como a atual. “Busquem informações em veículos de comunicação estrangeiros, principalmente europeus”, aconselha Sérgio. Do Comitê Especial sobre Mídia Eletrônica, o professor Américo Silvano destacou a função comercial e a democratização da tecnologia. “As maiores empresas do mundo são do ramo de tecnologia”, ressalta.

Os professores Geovane Toscano e Ana Paola destacaram as décadas de 1920 e 1930 como referência para o debate. Os temas principais são: totalitarismo, ditadura, expansão territorial, im- perialismo e 1a e 2a Guer- ra Mundial. “É importante defender o que o país de- fendia e estar preparado para responder a pergun- tas”, alerta a professora Ana.

Por último, o professor João Martins apresentou o Comitê Especial do Supremo Tribunal Federal (STF) que será sobre sistema de cotas e aborto no caso de bebês anencéfalos. João recomendou a coluna Deriva Genética, de Sergio Pena, da revista online Ciência Hoje. Aconselha também: “Com temas tão delicados, não se baseem numa só perspectiva. Cuidem para ver os dois lados”. 
Ellen Rocha
assessora de comunicação do Colégio Ideal
Compartilhe: