sábado, 30 de junho de 2012

[ARQUIVO 2012] Mistério e Cooperação na montagem das salas






Diplomatas da SINUSI 2012 chegaram à unidade da QNG ontem por volta das 14h30 e transformaram o Colégio Ideal num centro de integração internacional. O momento de montagem das salas temáticas talvez seja a melhor oportunidade para praticar a famosa “paz entre os povos” ou fazê-lo, pelo menos, numa escala bem reduzida de 18 nações e 343 estudantes.

Com o corredor cheio de caixas de papelão, cola, tintas e enfeites dividindo espaço com a criatividade dos diplomatas artesãos. A colaboração entre os alunos é essencial nessa hora. Mesmo o corredor sendo um território neutro, todos puderam aproveitar o espaço para montarem os adereços de seus países com acordos feitos sem grandes problemas. “Ajudamos outros países, e eles também nos ajudaram. Isso foi muito bom porque é a primeira simulação de que o nosso grupo participa”, conta Ana Beatriz de Oliveira, delegada do Japão.

O clima de cooperação não foi o único que pairou sobre as salas da SINUSI. A atmosfera de competição – é claro – também estava lá. Para aumentar a curiosidade e expectativa dos colegas, muitos grupos tamparam o vidro da
porta das salas com o máximo de papel que podiam. Todo “toc-toc” na porta ou movimento da maçaneta era um susto e motivo de preocupação: alguém que desvendaria o segredo que preparamos para a apresentação.

“A SINUSI é um ambiente diplomático e gostamos desse suspense”, diz Isabelly Alves, da Inglaterra. Marcela Bomfim, do mesmo país, confessa: “Estou ansiosa! Ontem, a gente até tentou, mas não conseguiu ver o que os outros países preparavam”. Para Bárbara Souza, da Austrália, todos têm que esperar para ver as sala no dia marcado. “Eu não quis olhar antes. O melhor é deixar para hora certa, quando tudo estiver pronto”, defende.

Até o fechamento da edição deste jornal, os jurados e alguns convidados já desvendaram o segredo das salas. Agora, a equipe
de apoio quer saber dos delegados: qual país fez o maior suspense; qual mistério mais surpreendeu você.

Ellen Rocha
assessora de comunicação do Colégio Ideal



Ana Beatriz de Oliveira, do Japão 


Bárbara Souza, da Austrália 


Isabelly Alves (esq.) e Marcela Bomfim (dir.), da Inglaterra    

Compartilhe: