quinta-feira, 27 de junho de 2013

[ARQUIVO 2013] Preparação para os comitês

Na tarde do dia 18 deste mês, delegados da Sinusi se reunia- ram com professores mediadores dos debates e tomaram nota sobre os temas que serão discutidos na próxima sexta-feira. A Agência de Comunicação da Sinusi também esteve presente nas palestras e expõe aqui as principais observações feitas pelos professores. 











Fórum Especial Brasil II
Os sistemas de cotas e suas consequências para a educação brasileira
por Audrey Luiza de Oliveira
Na palestra, o professor Corsino apresentou pontos positivos e negativos dos sistemas de cotas que são uma forma de facilitar o acesso às universidades para grupos menos favorecidos como índios, negros, deficientes e estudantes de escolas públicas. Porém, existem exceções. Entre elas, estão as cotas para filhos de diplomatas e militares.
O projeto, para muitos, é considerado uma forma encontrada pelo governo para justificar a má qualidade do ensino público e que essas medidas fariam com que o nível de ensino da universidade caísse, gerando profissionais menos capacitados. Outros acham que é uma forma de gerar oportunidades para os membros desfavorecidos da sociedade que por falta de oportunidades não conseguem ingressar em uma faculdade.


Org. Internacional do Trabalho
Trabalho escravo em grandes corporações
por Lucas Ramos
Durante a palestra, a professora Ana Cristina enfatizou o fato de a OIT ter sido criada em 1919, antes da criação da ONU. Também falou para os representantes dos países das condições necessárias de trabalho segundo as normas internacionais.
Ana Cristina citou empresas internacionais acusadas de exploração que, sempre que descobertas pela OIT, são divulgadas e obrigadas a pagar tudo o que deviam aos trabalhadores.
A escravidão não é usada somente por empresas, mas também para a prostituição, como numa recente novela da TV Globo, em que mulheres eram escravizadas por brasileiros que as obrigavam a se prostituir na Turquia. A palestrante explicou partes da legislação brasileira e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Organização Mundial da Saúde
Tráfico de Órgãos
por Pedro Vitor Ferreira
O professor Tiago, mediador do debate sobre a OMS, apresentou um documentário do programa Domingo Espetacular que aborda duas realidades: a do doador de órgãos que se encontra em estado deplorável, precisando de dinheiro e vê como solução vender um de seus rins. Mostra ainda a situação do comprador, que vive um drama, pois pode morrer e compra um órgão para si, com preço superfaturado.
Após o documentário, foram feitas considerações acerca do tráfico de sangue e da lei 9434/1997, sobre transplantes. Houve questionamentos sobre se a ação do comprador foi antiética, o que é difícil de responder, pois até onde vai a ética nesse assunto? 


Forum Especial Brasil I
Os gargalos e os entraves para o desenvolvimento econômico brasileiro
por Matheus Contaifer
O professor Washington foi responsável pela palestra do Fórum Especial Brasil I, cujo tema tratado serão os gargalos da economia brasileira, e os participantes terão de buscar soluções por meio de projetos de lei para esta questão que limita as possibilidades de desenvolvimento do país. Neste comitê, em especial, todos os grupos estarão representando e buscando soluções para o Brasil, deixando um pouco de lado o país que estão representando na SINUSI.
O palestrante indicou que o foco dos debates deve ser a produção agrícola. Durante a palestra, Washington lançou várias perguntas interessantes para que os delegados respondam durante o comitê: como e por que existem tantos latifúndios no Brasil? Como manter uma infraestrutura de transportes? Usar modos diferentes de transporte seria uma alternativa para as precárias rodovias?


Fórum Econômico ECOFIN
A importância das commodities na economia mundial
por Carla Lorena
O professor Walmir falou basicamente sobre commodities, matéria prima que não tem valor agregado. Disse ainda que este é um termo antigo que só começou a ser usado e a ser mais importante recentemente, pois passou a ser referência no comércio. A principal característica é a quantidade. Não existe commodities em pequena quantidade. Petróleo, gás natural e carvão mineral são exemplos de commodities. Não há como falar qual a mais importante, pois isso varia de acordo com a necessidade de cada país.
Logo após a explicação, foi feito uma breve comentário sobre bolsa de valores, sendo a de Chicago como a maior do mundo e sobre os tecnopolos que são referências em tecnologia. Para as commodities, é preciso infraestrutura. Foi pedido que os delegados lessem sobre a lei de biotecnologia brasileira. Para encerrar o professou falou que para qualquer dúvida devem procurálo e deu algumas dicas rápidas.


Conselho de Segurança
Reestruturação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas
extraído do Manual da Sinusi 2013
É fundamental, nos dias atuais,
que as reestruturações em grandes instituições mundiais ocorram para garantir a melhor condição de organização do mundo. Com a Organização das Nações Unidas, em seu Conselho de Segurança, não é diferente. A atual estrutura, cinco membros fixos e dez rotativos, é muito questionada por diversas nações, sem, no entanto, conseguirem êxito nos debates. Este comitê deverá ser capaz, ao final dos debates, de fazer uma reestruturação no Conselho de Segurança, ampliando o número de componentes, que atenda os interesses de todos os países membros, tornando, a princípio, o mundo mais justo.


Org. Mundial do Comércio
A prática de dumping no Mundo
extraído do Manual da Sinusi 2013
Um dos mais graves problemas do mundo econômico atual é o domínio de mercado. Esse domínio é demonstrado através de práticas ilegais e que comprometem o comércio e desorganizam as convenções globais. A OMC tem papel fundamental nesta questão, pois além de fiscalizadora ela também funciona como Fórum supremo para os embates comerciais. Esse comitê deverá ser capaz de apresentar soluções e sanções para eliminar as práticas de dumping no mundo. 


Conselho dos Direitos Humanos
Racismo
Não existe discriminação saudável. Sem exceção, deixam rastros de injustiça, insatisfação e, principalmente, colocam em cheque a racionalidade humana. Infelizmente o mundo está repleto de situações de intolerância e é funda mental trabalharmos contrários a essa condição. Nesse prisma, o racismo é ator principal, não como protagonista, mas como antagonista. Antagonista que precisa ser debelado. Este comitê deverá ser capaz de elaborar proposta de combate ao racismo, sendo contundente com as nações que, por ventura, tolerem este tipo de ações. 
Compartilhe: