quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como se organizar para os debates [Parte 1]

Os comitês são, normalmente, a parte mais esperada e, ao mesmo tempo, temida pelos delegados. Os debates e as negociações expostos a um ambiente diplomático, que tem como objetivo a resolução de questões mundialmente fundamentais, gera certa insegurança e uma série de dúvidas.

Para isso, fizemos um esquema que poderá ajudar os delegados na hora dos comitês.

Temas dos Comitês
Neste ano, está previsto que os debates da Sinusi do Ensino Médio ocorram no dia 02/08 (sábado), às 14h. Teremos oito comitês:

  1. Crise da Ucrânia 
  2. Doenças emergentes e reemergentes
  3. O capitalismo monopolista e sua tendência mundial 
  4. Refugiados globais
  5. Condições climáticas do Planeta (IPCC) 
  6. Energia nuclear 
  7. Segurança pública 
  8. Marco Civil da Internet

Na Sinusi Júnior, os debates estão divididos em:
6º e 7º anos debaterão sobre Sustentabilidade. O comitê será no dia 30/07 (quarta-feira), às 7h30.
8º e 9º anos terão dois temas: Crise econômica atual e Comitê histórico. Os debates serão realizados no dia 31/07 (quinta-feira), às 10h30.


Comitê da Sinusi Júnior 2013

Como funcionam os comitês? 

O comitê é dividido em quatro partes: posicionamento inicial, perguntas direcionadas, debate aberto e posicionamento final.
  • Posicionamento inicial: deve conter o posicionamento de seu país em relação ao assunto que será debatido pelo comitê (Dica: de preferência, já chegue com o posicionamento inicial pronto);
  • Perguntas direcionadas: na ordem do sorteio feito pela mesa diretora do comitê, o seu país irá responder e perguntar uma vez, não podendo um país perguntar ou responder duas vezes.  (Dica: tenha pelo menos uma pergunta para todos os países participantes do debate);
  • Debate aberto: por meio de sorteio, um primeiro país irá fazer uma pergunta e, assim, se iniciará o debate. Países que quiserem intervir e/ou perguntar para outro delegado basta comunicar a mesa. Nessa parte, não tem limite de participação; e
  • Posicionamento final: documento escrito que deve conter o posicionamento de seu país em relação ao que foi debatido e definido. Geralmente, os dirigentes do debate dão cerca de 10 minutos para a elaboração. O posicionamento final é lido por um delegado de cada país para todos os integrantes ao final do comitê. No documento lido, deve conter a posição do país em relação ao que foi discutido e os acordos feitos pelo país.




Mesa diretora avalia delegações em comitê da Sinusi 2013.
Os debates foram  conduzidos por dois professores e dois integrantes do Grupo de Apoio



Informações gerais sobre os comitês baseadas no Manual e Regulamento Sinusi e Sinusi Jr 2014. 
Informações sobre o funcionamento dos comitês por Grupo de Apoio 2014.
Raphaella Sconetto, coordenadora da Agência de Comunicação 2014
Compartilhe: