segunda-feira, 28 de julho de 2014

Palestras sobre os Comitês

No período desta tarde de segunda-feira, o Grupo de Apoio informou e instruiu os delegados sobre as regras e moções que deverão seguir para o bom desempenho durante os debates nos comitês. Entre as moções (direitos dos delgados em que podem reinvindicar sobre a Mesa Diretora) estão:
  • Questão de Privilégios Pessoais: quando algum delegado se sentir desrespeitado por outro.
  • Questão de Ordem: dúvida sobre algum fator durante o comitê.
  • Moção para abertura de debate Moderado e Não-Moderado: no debate Moderado, cada país terá o direito de pergunta e resposta sobre o outro, e a possibilidade de fazer acordos. No debate Não-Moderado, terá o tempo de dez minutos livres caso queira realizar acordos bilaterais.
Professor Walmir responde às perguntas dos Delegados

Na primeira rodada, cada país terá cinco minutos para o discurso inicial. Já na segunda rodada, será realizado um sorteio entre os países presentes para que sejam feitas as perguntas e respostas. O Grupo de Apoio aconselhou os delegados para que elaborem uma pergunta para cada país. No final dos debates, os acordos feitos deverão possuir no mínimo três signatários para que possam ser avaliados pela Mesa.
   
Alguns professores foram encaminhados para instruir os delegados sobre cada comitê. No primeiro tema, Crise na Ucrânia, os professores e o Grupo de Apoio alertaram para que os delegados ficassem atentos ao que gerou essa crise, ao fator histórico que a influenciou aos poucos e à intervenção de outros países nesse conflito.
   
No segundo tema, Doenças Emergentes e Reemergentes, o professor de Biologia Tiago orientou os delegados a estudarem a parte biológica das doenças, a traçarem um paralelo histórico sobre a evolução da sociedade e depois relacionar ao país.
   
No comitê O capitalismo monopolista e sua tendência mundial, o Secretário-Geral da Sinusi Walmir instruiu os delegados a estudarem o papel do Estado e o capital privado, a teoria do Keynesianismo, Neoliberalismo, Crise de 29 e Guerras Mundiais.

Grupo de Apoio respondendo dúvidas dos Delegados
   
No quarto tema, Refugiados Globais, os orientadores pediram para que os delegados dessem ênfase às causas humanitárias e ao posicionamento do país, principalmente no atendimento oferecido aos refugiados.
   
No quinto tema, Condições Climáticas do Planeta, os professores instruíram os delegados a falarem sobre quais consequências ambientais podem afetar a  população na produção de alimentos, no surgimento de doenças. No comitê, os delegados deverão apresentar soluções para reduzir os impactos ambientais causados pela poluição e introduzir formas de punição para o desrespeito com o meio ambiente.
  
No sexto tema, Energia Nuclear, os delegados deverão apresentar leis que regulem o setor e inviabilize a construção de armas nucleares.
   
No sétimo tema, Segurança Pública, deverá ser debatido a questão da violência urbana, o processo de urbanização  descontrolado,  baixos níveis de escolaridade da população brasileira e a falta de uma política de segurança pública adequada.
   
Em Marco Civil da Internet, os delegados deverão avaliar o texto do projeto da lei e dar sugestões para alterá-lo de forma benéfica para a população.





Nayá Tawane, repórter da Agência de Comunicação da Sinusi 2014
Bruna Barboza, fotógrafa da Agência de Comunicação da Sinusi 2014


Compartilhe: