sábado, 2 de agosto de 2014

Comitê: Marco Civil da Internet

O comitê sobre o Marco Civil da Internet , reuniu as delegações do Brasil, Alemanha, Rússia, China, Japão, Estados Unidos e Reino Unido,para debaterem sobre as consequências que essa Lei pode acarretar não só para o Brasil mas para todas as outras nações.

No discurso inicial, cada país deixou clara a sua posição em relação a esse Marco. Algumas nações se posicionaram favoravelmente ao Marco Civil, como a Rússia e o Reino Unido, que afirmaram que gostam da ideia do projeto, porém, implantariam no seu respectivo país havendo reformas e alterações.


Durante o debate, a delegação do Estados Unidos propôs uma lei global em que respeitaria o princípio da neutralidade da internet, com leis fixas que se adaptariam a cada país. As nações do Brasil, Alemanha e Japão e posicionaram favorável a esse acordo desde que houvesse uma reestruturação da internet voltada para o usuário.


A discussão foi concluída com a proposta dos Estados Unidos modificada pelo Japão, de criação de um comitê específico para discutir as questões globais da internet, possuindo três membros fixos que seriam a Alemanha, Estados Unidos e Japão, sendo que os outros países auxiliariam dando ideias para as discussões futuras. Dois países se mostraram fechados a essa proposta, que foram a China e a Rússia que fecharam um acordo entre si, que cria um fundo visando a privacidade de ambos os países.Os delegados encerraram o comitê agradecendo todos os presentes, afirmando que estavam satisfeitos com a conclusão.


Nayá Tawane, repórter da Agência de Comunicação da Sinusi 2014
Bruna Barboza, fotógrafa da Agência de Comunicação da Sinusi 2014
Compartilhe: