sexta-feira, 26 de junho de 2015

Abertura do Ensino Médio destaca diferentes atrações de cada país

Nayane Gomes -

A abertura da SINUSI do Ensino Médio, nessa quinta-feira (25/06), com a típica e não pouco criativa apresentação dos países, contou tanto com a participação animada das equipes quanto da plateia, composta por alunos, ex alunos, familiares e amigos.

As apresentações culturais começaram com a equipe da Itália, que optou por utilizar estátuas e o combate de Mussolini e Nero, além de uma dança com pandeiro para representar uma tarantela modernizada (dança italiana). Tudo isso representado em um contexto da Divina Comédia, de Dante Alighieri. O segundo país foi a Rússia, que apresentou um balé com introdução de Cisne Negro e soldados para representar a força militar. O som do DJ Natan, muito famoso no país, mostrou que a cultura é mais ampla.

A terceira apresentação foi do Japão, recordando a bomba de Hiroshima e Nagasaki com a mensagem de que com o tempo a nação pôde se reconstruir. O Brasil foi o quarto grupo, trazendo a representação do folclore em contraponto às manifestações, lembrando inclusive que "o gigante acordou". O grupo da China tratou da necessidade do mundo abraçar antigos valores, tradicionais, equilibrados. O espectador compreendeu ali que o mundo sempre terá forças opostas e é necessário ter paciência.

O Reino Unido, sexto país a se apresentar, tratou de uma viagem no tempo, que partia do hoje e passava pelos vikings, pela dança escocesa, pela Revolução Industrial e até por um show das Spice Girls. Os Estados Unidos surpreenderam muitos dos presentes ao não retratarem a atualidade, mas investirem no Velho Oeste. O que foi visto ali foram conquistas de terras e o estilo country.

A França exibiu Joana D’arc como seu símbolo, mostrando um pouco da Revolução Francesa, uma morte na guilhotina, o conto da Bela e a Fera e os Três Mosqueteiros (esses para demonstrar a magia da França) e o caso do Charlie Hebdo, jornal satírico que marcou a França atual.

Encerrando as apresentações, tivemos a Alemanha que lembrou os períodos de guerra, destruição e separação. Um muro dividiu o público que estava no ginásio do Taguaparque e um grande coração pulsava no palco, mostrando que havia vida dos dois lados da construção.

Todas as apresentações foram acompanhadas por palmas, gritos, incentivos e emoções. Foi mais um ano de belas apresentações para dar o "start" na simulação.

A equipe de fotografia da Agência de Comunicação esteve presente. Confira os registros de Laura Rose, Daniele Gontijo, Carol Miake e Alex Côrtes:









Compartilhe: