domingo, 28 de junho de 2015

Comitês oferecem troca rica de conhecimento e alcançam propostas interessantes

Luciano Buiati, Ana Luisa Congiu e Lucas Alves 

Seriedade e compromisso. Essas duas simples palavras sintetizam todo o momento do encontro da SINUSI Ensino Médio nesse sábado (27/06). Todos, com seus devidos trajes formais e postura de chefes de Estado, trouxeram seus discursos e perguntas preparados para os debates. Efervescência e discussões com respeito buscando um único objetivo: integração entre as nações para promover o bem estar mundial.

Mesmo sendo uma simulação,  esse projeto promove a conscientização dos alunos sobre diversas questões internacionais, desde terrorismo até produtos agrícolas com agrotóxicos. Deste modo, o evento ultrapassa o ambiente escolar e promove a transformação política dos alunos, os futuros cidadãos que irão compor uma sociedade mais ativa e um mundo mais igualitário e justo.

A Agência de Comunicação, claro, esteve presente em cada um dos debates. No comitê "Congresso Nacional, a crise política brasileira", os delegados tratavam de propostas para reforma política, novas atitudes éticas, voto facultativo e penalidades condizentes com os crimes que são cometidos. Os representantes da Itália chegaram a comentar que um impeachment não seria a melhor solução para os problemas que o Brasil enfrenta, mas que o povo precisa mostrar o que deseja de alguma forma. Não seria o caso de chegar ao parlamentarismo, de acordo com eles, pois "aí é quando o país já estiver em situação extrema".

O comitê "OMS, doenças tropicais" contou com interessantes perguntas e respostas sobre a proliferação de doenças, a necessidade de pesquisas, o nível de investimento de cada país presente, mas a Alemanha destacou algo que poderia direcionar melhor a todos para que as propostas discutidas fossem realmente viáveis. Em um momento o delegado da Alemanha defendeu que "uma técnica contra doenças que funciona em um determinado lugar pode não funcionar em outro, pois é necessário levar em conta a cultura das comunidades. Uma vacina, por exemplo, pode ser barreira para o combate a doenças onde não é compreendida".

O último a ser citado aqui, mesmo que todos os comitês tenham tido diálogos válidos e profundos, é o "Conselho de Segurança, combate ao terrorismo no mundo". Ali foi unânime o pensamento de que é necessária uma maior fiscalização dos aeroportos e da Internet, para proteger pessoas e informações de importância nacional.

Os alunos participantes de momentos como esses têm agora condições ainda maiores de compreender o mundo em que vivem e ajudar em seu desenvolvimento consciente.

Confira as fotos de Alex Côrtes e Giovanna Lissa dos comitês:










Compartilhe: