domingo, 19 de junho de 2016

Como se preparar para os debates da Sinusi 2016 [Parte 1]

Por Tainá Maria, repórter da Agência de Comunicação 2016

Foto: Raphaella Sconetto (2013)


Os comitês são a essência da Sinusi, o momento que mais demanda preparo pelos delegados. O debate é um ambiente diplomático, onde os delegados devem apresentar propostas e realizar negociações com o objetivo de resolver questões fundamentais mundialmente. Mesmo com toda essa importância, os comitês ainda geram insegurança e dúvidas.


Aqui, reunimos algumas dicas para auxiliar os delegados na preparação para os debates:

Temas dos Comitês

Lembrando que, este ano, os debates da SINUSI do Ensino Médio ocorrerão no dia 1 de julho. Serão sete comitês:
1.  Conselho de Segurança – Tema: Conflitos na Síria
2.  Organização Mundial da Saúde – Tema: A disseminação de doenças no Brasil
3. Organização Mundial do Comércio – Tema: As variações monetárias globais e suas consequências
4.  Comitê Brasil – Tema: Reforma Pública
5.  Comitê do Meio Ambiente – Tema: As grandes tragédias ambientais da humanidade.
6.  Direitos Humanos – Tema: Refugiados Globais
7.  Fontes de energia – Tema: A diversidade de fontes de energia no mundo 
                 
Como funcionam os Comitês

Prepare-se para as quatro partes do comitê:

1.    Posicionamento inicial: Deve conter o posicionamento do seu país em relação ao assunto que será debatido pelo comitê. Aponte as principais ações que o seu país fez para solucionar o problema. Dica: já chegue com seu posicionamento pronto e escrito.

2.    Perguntas direcionadas: Ocorre na ordem do sorteio feito pela diretoria do comitê, seu país terá o direito de perguntar e responder apenas uma vez, não pode-se perguntar ou responder mais de uma vez. (Dica: vá preparado com pelo menos uma pergunta em mãos direcionada para todos os países participantes do debate);

3.    Debate aberto: Também ocorre por meio de um sorteio, um primeiro país inicia com uma pergunta, dando início ao debate. Os países participantes são permitidos a intervir e/ou perguntar para outro delegado, basta comunicar a mesa, nesta parte não tem limites de participação;

4.    Posicionamento Final: O Documento escrito deve conter o posicionamento de seu país de seu país em relação ao que foi debatido e definido nos acordos. Os dirigentes dão cerca de 10 minutos para a elaboração, o posicionamento final é lido e por um delegado de cada país para todos os integrantes ao final do comitê.

O secretário-geral da Sinusi, Walmir Perez Jr, resume:

“Deve-se ter uma cordialidade nos debates, sem discursos de agressão ao seu adversário de país, pois a ideia desse comitê é de consagração.  Deve-se focar nos temas existentes nos debates e ter um discurso duro, convicto, porém sempre com educação. É verificado a oralidade, o conteúdo do que foi dito e a postura”.

O que vestir nos dias de comitê?


Ilustração: Carolina Pimenta, fotógrafa da Agência de Comunicação 2016

Mais dicas detalhadas vindas diretamente dos coordenadores sobre sites, livros e locais de pesquisa para cada tema do comitê ainda essa semana! Fique atento! 
Compartilhe: