segunda-feira, 27 de junho de 2016

Como se preparar para os debates [Parte 2]

Por Ana Luisa Congiu, Julianne Silva e Tainá Maria Leite, repórteres da Agência de Comunicação 2016


Sabemos que o nível de conhecimento sobre cada tema deverá ser avaliado, para isso os delegados devem estar bem preparados e afiados, com bastantes argumentos definidos a serem debatidos.  
Por isso, na tarde desta terça-feira (21), ocorreram palestras sobre os comitês da Sinusi, para o ensino médio, com objetivo de preparar os delegados de cada país para seus respectivos debates.


No Comitê Brasil, o professor Gabriel França abordou aspectos básicos para o entendimento da situação atual do Brasil e o procedimento de uma Reforma Política, tema principal do comitê, como os tipos de sistemas políticos e estrutura eleitoral.

Além disso, as referências dadas aos delegados do comitê foram os artigos 5º (que faz referência à liberdade política) e 17º (que retrata a organização partidária,  da Constituição Brasileira de 1988.



Já para a palestra do Comitê dos Direitos Humanos e do Conselho de Segurança, que tem pontos parecidos, como a questão dos refugiados, foi abordado, por exemplo, a necessidade do fim da xenofobia. Além disso, os professores citaram o pronunciamento de Filippo Grandi do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, realizado no Dia Mundial do Refugiado (20/06), onde ele afirmou que ainda há esperança para a situação atual e que “os líderes mundiais não podem mais assistir passivamente tantas vidas serem desnecessariamente perdidas. [...] Temos de encontrar meios humanos e dignos para garantir que os refugiados não arrisquem suas vidas e a de suas famílias, recorrendo a traficantes sem escrúpulos ou se valendo de barcos frágeis em uma tentativa de alcançar a segurança”.

Os professores recomendam o site da  Agência das Nações Unidas de Refugiados (ACNUR).



O coordenador Daniel, responsável pelo Comitê da Organização Mundial do Comércio (OMC), também auxiliou os delegados. As dicas que Daniel deu são que os delegados estudem também as praticas abusivas de comércio, como o Dumping; sobre Capitais Especulativos (que ocorre em cima de juros) e Capitais de Produção (ocorre através de empregos e produtos); conhecimento das moedas: Dólar, Euro, Libra, Yuan, Iene e Real; preparar uma reserva estratégica do seu país, com a criação de um fundo de bolsas e instituições credoras.

Pontos importantes:  

1.             Não discriminação.

2.             Previsibilidade.

3.             Concorrência Global.

4.             Proibição de restrições quantitativas.

5.             Tratamento especial aos países em desenvolvimento.



Sites de recomendados para o comitê OMC:


Ministério da Fazenda –  http://www.fazenda.gov.br/



Itamaraty (Mais indicado) – http://www.itamaraty.gov.br/ .



O Comitê da Organização Mundial da Saúde, coordenado pelo Thiago, também conteve dicas essenciais para os estudos, dentre elas:
  •  Formas de prevenção contra doenças.
  • Novas técnicas de combate.
  • Como cada país pode contribuir nessas causas.



Pontos importantes:

1. Dengue

2. Zika Vírus

3. Chikungunya

4.  H1N1

5. Caxumba



Sites recomendados:

Secretária de Saúde DF –  http://www.saude.df.gov.br/

Organização Mundial da Saúde –  http://www.paho.org/bra/

Ministério da Saúde –  http://portalsaude.saude.gov.br/




Além dessas palestras, os delegados puderam participar também das palestras do professor Wesley e a do Walmir, que falaram sobre Meio Ambiente e Fontes de Energia, respectivamente. Ambas de grande importância. Aqui vai um “resumão” do que foi tratado lá:

Wesley:

1.             Bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945;

2.             Vazamento em Cubatão, em 1984;

3.             Explosão de Chernobyl, em 1986;

4.             Queima de Petróleo no Golfo Pérsico, em 1991;

5.             Derrame do Prestige, em 2002;

6.             Explosão da Plataforma Deepwater, em 2010;

7.             Acidente Nuclear de Fukushima, em 2011.

Outros assuntos atuais também foram citados, como: rápido crescimento demográfico; urbanização acelerada; poluição marinha, do ar e do solo; desmatamento e falta de saneamento básico.



Walmir:

· Fontes de energia (eólica, solar, hidroelétrica, biomassa, nuclear etc)

· Sugestão de leitura do Almanaque Brasil;

·Explicou que não existe hidroelétricas que não gere problemas ambientais;

  
 Sabemos que nesta hora, o papel de um professor para esclarecer o assunto é de fundamental importância e ajuda na compreensão dos assuntos.


Boa sorte a todos os delegados e bons estudos!
Compartilhe: