sábado, 2 de julho de 2016

Debates acirrados animam a tarde de sexta-feira


Texto por Ana Luísa Congiu, Esther Lima, Julianne Belo, Letícia Vedder, Thais Ramos, Tainá e Vinícius Borges, repórteres da Agência de Comunicação 2016
Fotos por Carolina Pimenta

Durante a tarde de sexta-feira (1/07), os delegados da Sinusi do Ensino Médio, ocorreram os debates, parte da Sinusi que envolve conhecimento e que mais demanda preparo por parte dos delegados, jurados e Apoio. 


Segue abaixo um pouco do que foi tratado em cada um dos comitês:


Grupo de Apoio preparados para os debates

Organização Mundial da Saúde – A disseminação de doenças no Brasil

Dengue, Chikungunya, diminuição dos vetores, riscos nas questões que envolvem as Olimpíadas e turismo, foram alguns dos temas envolvidos no comitê da OMS. Para isso, algumas medidas de prevenção, como o conhecimento do risco que a sociedade passa, junção de passaporte com cartão de vacina, usar a tecnologia para informar a população, criação de um órgão etc, devem ser buscadas.

Para fechar um acordo, as delegações propuseram a criação de um fórum que trabalha em conjunto com a ONU para fiscalizar a saúde. Este fórum seria sustentado por si mesmo e a legislação do órgão seria própria, podendo se adequar para os países em questões sociais e religiosas. E os signatários foram: Estados Unidos, França, África do Sul, Índia, Alemanha e Brasil. Depois de entrarem em um acordo, cada delegação apresentou seu Discurso Final. E, assim, a mesa encerrou agradecendo aos países.


Fontes de Energia – A diversidade de fontes de energia no mundo

Foram sugeridos durante o debate, com a aceitação de todos os países, a eficiência energética e a luta contra o roubo de energia industrial e parcial, possibilidades de substituir fontes de energias fósseis por energias renováveis, comércio de micro produtores. Por fim, encontraram acordos em que pudessem solucionar estas questões.



Além de discutir melhorias nas fontes de energia abrangeram esse tema a questões sociais, educacionais, ambientais e econômicas que influenciam diretamente para contribuir em grandes melhorias.

Organização Mundial do Comércio – As variações monetárias globais e suas consequências

No debate da OMC foi discutido os acontecimentos que causaram agito na bolsa de valores, como a saída do Reino Unido da União Europeia.

Uma das sugestões foi a criação de uma moeda mundial, para que todos tivessem apenas um referencial. Alguns países foram contra, pois acreditavam que países de grandes potências não iriam abrir mão de sua moeda, que já está valorizada, para se arriscar em algo novo assim.

Era perceptível que o interesse da maioria dos países era uma economia menos centralizada e com mais segurança em relação a investimentos, sem falar na grande preocupação com a atual inflação e com o câmbio. Tanto que no acordo que foi elaborado no final do debate, contém um item tratando disso.

Por fim, após o tratado passar pela aprovação de todos os países, cada comitê apresentou seu respectivo discurso final. Todos estavam agradecidos pela flexibilidade dos países que não eram completamente a favor, e otimistas em relação aos resultados consequentes das cláusulas produzidas.



Comitê Brasil – Reforma Política

No comitê sobre Reforma Política Brasileira, todos os delegados, com exceção do Egito, que não esteve presente, foi discutido sobre o pluripartidarismo existente no território brasileiro, onde a maioria das delegações esclareceu que este problema tem que ser solucionado com rapidez.

Outro tema decorrente no debate foi o fim do fundo partidário, que teve como acordo entre as delegações que passaria a ter uma limitação à R$ 50 milhões por partido, com inclusão da Cláusula de Barreiras. Além dessas medidas, os deputados fizeram importantes resoluções para o tema discutido, entre as quais destacou-se: o voto facultativo, presença feminina no Congresso Nacional, tempo de mandato e fim da reeleição e obrigatoriedade do ensino da Constituição. 



Direitos Humanos – Refugiados globais
Assuntos como a melhoria do transporte no Mar Mediterrâneo (principal e perigosa entrada de refugiados na Europa), o reassentamento dos refugiados, bem como os países capazes de realizá-los e a criação de centros de acolhimento foram recorrentes no decorrer de Direitos Humanos.
Foi apresentado, sob o acordo de todos os países presentes, a proposta de criação de centros de detenção e acolhimento, onde houvesse ensinamentos da língua e cultura do país acolhedor para as crianças refugiadas. Também foi proposto uma possível reforma da Regulação de Dublin, já que esta garante que o refugiado precisa pedir asilo para o primeiro país europeu em que põe os pés – e não para seu destino final.
Um novo ponto foi levantado, os direitos básicos dos refugiados, focado, principalmente, na questão da disponibilidade e legalização de empregos aos refugiados no país escolhido, sem infligir a soberania desse. Vale ressaltar que todas as resoluções foram feitas em conjunto por todos os países.



Conselho de Segurança – Conflito de Síria

O comitê de Conselho de Segurança abordou o tema Conflito da Síria para ser discutido pelas nações presentes, com isso, os membros presentes do debateram e criaram um acordo onde foi viável a todos os países, tendo em vista isso, uma resolução foi aprovada por todos os países presentes para solucionar o conflito na Síria. Ressalto a presença de pelo menos um membro de cada nação no debate que possibilitou a formação da resolução, um debate interativo e produtivo.


Comitê de Meio Ambiente – As grandes tragédias ambientais da humanidade

Temas como: água, emissão de gases poluentes, extinção de animais, chuva ácida e desmatamento foram abordados.


No decorrer do debate, assuntos como a efetuação de infraestrutura em países emergentes, maior fiscalização, fontes renováveis, pesquisas, diminuição do uso de petróleo como fonte de energia e reflorestamento. A cooperação de todas as delegações foi fundamental para a finalização do projeto de resolução final, que visava o desenvolvimento sustentável.





Coffee Break

Uma pequena reunião com música e comida foi feita para descontrair os delegado, após os debates.

O professor Thiago, um dos professores envolvidos, ficou satisfeito com a tarde de debates. "Achei que o debate foi bem produtivo, os alunos vieram bem preparados, abordaram os principais temas dos quais eu tive a oportunidade de passar para eles durante as palestras, e eu espero que eles possam levar esse conhecimento não somente para o âmbito escolar, mas também para suas vidas”, concluiu.

Compartilhe: