sexta-feira, 1 de julho de 2016

Relembre as novas regras dos Comitês

Por Raphaella Sconetto, diretora da Agência de Comunicação 2016


Conforme já informado pelo Grupo de Apoio, este ano os debates vão ter mudanças estruturais. Relembre quais são as novas regras para dominar nos debates de hoje a tarde!

Discurso de Abertura: a primeira etapa do comitê. A principal função do discurso é explicitar, de forma breve, a política externa do país frente ao tema tratado. Sugere-se que o discurso seja feito previamente ao comitê. Um bom discurso de abertura deve conter: i) contextualização do tema associado à política externa do país representado; ii) apresentar o posicionamento do país para o comitê; e iii) respeitar os direito humanos em sua plenitude. Tempo de discurso: até 3 minutos.
Lista de oradores: parte da segunda parte do debate. A lista de oradores é forma geral de organização de discursos no comitê. A ordem de falar será seguida pela mesa de acordo com a ordem de inscrição na lista. Para que o delegado se inscreva na lista é necessário levantar a placa com indicação do país. Tempo de discurso: até 1 minuto
Debate moderado: parte da segunda parte do debate. Está forma de condução visa resolver assuntos específicos levantados pelo comitê. Para estabelecimento dessa forma de debate, deve ser levantada uma moção. Deste modo, deve ser explicitado o número de discursos e o motivo da moção, ou seja, qual assunto será discutido. Para ser aprovada esta forma de discurso, a maioria simples (50% + 1) deve estar de acordo. A ordem de discursos durante o tempo de moção será determina pela mesa que estará atenta à discussão. Tempo de discurso: 1 minuto.
Debate não moderado: Assim como o debate moderado, esta forma de condução deve ser levantada por moção e aprovada por maioria simples. O delegado deve também propor o tempo de debate não moderado. Nesta condução, a mesa não intervirá diretamente  no debate, podendo os delegados discutirem de forma mais livre certo tema da agenda.
Questão: deve ser levantada para questionar pontos procedimentais à mesa, tais como: tempo de discurso, tempo para o término do comitê e outros temas relativos à condução do debate. Deve ser levantada após o término dos discursos. Em caso de ofensa pessoal, tais como xingamentos, pode ser levantada interrompendo o discurso do delegado com a palavra.

As mudanças foram feitas visando maior dinamização e interação entre os países, fazendo com que as delegações não fiquem presas em perguntas e respostas. Com isso, todos os países membros do debate podem expressar a opinião e proposta, gerando uma melhor solução do comitê.

Fluxo de debates

Boa sorte!
Compartilhe: