sexta-feira, 30 de junho de 2017

As apresentações culturais do Ensino Médio

Por Camille D'arc, repórter da Agência de Comunicação

Na quinta-feira (29/06), o ginásio de esportes do Taguaparque foi palco para as apresentações culturais do Ensino Médio.



Para iniciar a celebração, ocorreu o desfile dos países, no qual cada delegação foi apresentada ao público. Após isso, o Coral Sonus, composto por alunos da instituição de ensino e regido pela professora de música Larissa Vitorino, interpretou o Hino Nacional Brasileiro e fez uma performance, sendo essa, seguida pelo discurso de abertura do professor Walmir. Além disso, a cerimônia de abertura contou também com a veiculação de um vídeo preparado pela Agência de Comunicação e pelo Grupo de Apoio, propagando os valores apoiados e compartilhados pelo evento, como o respeito, a solidariedade e a união.

A comissão da Índia abriu as apresentações e levou para o local a discussão acerca do papel da mulher em sua sociedade e a importância do empoderamento para combater a opressão. Logo após, as delegações da China e da França apostaram na exploração do aspecto cultural fortemente ligado ao aspecto histórico. Assim, analisaram os momentos de luta, em contraposição aos momentos de calmaria e glória, e demonstraram uma busca por princípios e valores considerados imprescindíveis.

Os grupos representantes do Japão e da Coréia do Sul apostaram no aspecto místico ligado à cultura de seus países. A delegação japonesa retratou, por meio de uma lenda, o início e o começo de tudo. Já a Coréia do Sul expressou a beleza e o valor do mais importante rio de seu país. Contudo, as duas equipes exploraram a perspectiva histórica, seja ao retratar uma das piores tragédias da humanidade, seja ao exibir um rei como personificação de um povo e sua representação divina.



Os representantes dos Estados Unidos, introduzidos por um vídeo que mostrava os principais pontos históricos do país, usufruíram fortemente da cultura americana contemporânea, principalmente no aspecto musical, abordando a alienação através do consumismo, além de outras questões.

A Itália e o Brasil exploraram a noção cultural, em uma conexão entre passado e presente, evidenciando a cultura popular por meio de danças típicas. Em contrapartida, a encenação de situação histórica se fez presente na manifestação do Reino Unido, que explorou a separação das Irlandas. Além disso, desfrutou da cultura contemporânea com alusão à banda The Beatles, ao filme V de Vingança, do diretor James McTeigue, e à obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas.

Assim, como a abordagem do Reino Unido, a manifestação da delegação russa fez uma junção de determinados pontos do país, como a situação de fome, frio e miséria, na qual a população russa se encontrava antes da revolução, e a presença do Socialismo de Stalin. A apresentação expressou a forte repressão sofrida pelo povo, em contraste com o belo balé russo, reconhecido como um dos melhores do mundo. 

No encerramento da noite de apresentações e espetáculos, a Alemanha propôs uma discussão sobre o fato de pontos negativos, como alemanha nazista e Hitler, não serem usados como aspectos definidores do país e de um povo. Além disso, o grupo retratou uma dança típica alemã como forma de readquirir sua cultura. Assim, encerra-se a noite de apresentações e espetáculos da SINUSI, que concede ao público uma amostra cultural rica e diversificada.


Compartilhe: