sábado, 30 de junho de 2018

Sinusi em nível multilíngue!


Texto por Israel de Sousa, editor chefe da Agência SINUSI 2018.
Fotos por Pedro Cardoso, fotógrafo da Agência SINUSI 2018.


Dentro das etapas da Sinusi existem os comitês de debates, onde os delegados de cada país são responsáveis por discutir assuntos relacionados à ONU e gerar possíveis projetos de resolução para questões levantadas durante as discussões.

Na Sinusi 2018 aconteceu o primeiro debate todo em inglês. Os delegados não puderam se utilizar da língua materna (português) em momento algum e todas as discussões foram feitas em inglês. O professor Lucas, professor de inglês do Colégio Ideal e componente da mesa de jurados do comitê de língua estrangeira, relatou sobre a expectativa que tinha a respeito desse debate - “Inicialmente tínhamos receio sobre isso porque talvez os alunos não teriam um nível de proficiência suficiente, mas eu insisti com a direção da Sinusi para que conseguíssemos colocar esse ano e deu certo!“.

Após a tarde de discussões, toda a mesa de jurados (composta por dois professores de inglês e mais três ex-alunas do colégio) ficou impressionada com o sucesso – “Eles me surpreenderam muito positivamente! Foi incrível! O nível de proficiência foi alto, os debates geraram projetos de resolução... então fiquei muito feliz! Não poderia ter sido melhor como primeira experiência!”, concluiu o professor Lucas.

Agora a expectativa da organização do evento é que esse episódio seja apenas uma abertura de portas, o ponta pé inicial para que nos próximos anos aconteçam debates não só em inglês, mas em espanhol e até mesmo francês.

Texto por Isabella Menezes, repórter de Agência da SINUSI 2018.


 Uma grande novidade esse ano da Sinusi foi a criação de um comitê de língua estrangeira, mais especificamente, em inglês. Com a mesa sendo liderada pelo professor de inglês, Lucas, o debate foi sobre a cultura e como ela é aceita ao redor do mundo. Os delegados foram convidados a apresentar projetos que podem diminuir o preconceito e a xenofobia.


Pelo fato de ser um comitê novo, feito de modo que muitos alunos não estão acostumados, infelizmente participaram poucos países, sendo eles a Alemanha, Argentina, Brasil, China, Irã, Israel, Japão e Reino Unido. Porém mesmo assim foi um comitê divertido e de grande crescimento pessoal para os alunos que participaram.



A delegada da Alemanha, Natália da Silva disse: “Confesso que no começo da Sinusi eu estava bem desanimada, mas então fiquei sabendo do comitê em inglês e decidi ajudar meu grupo. O debate foi incrível, discutir sobre as culturas ao redor do mundo em outra língua foi uma experiência maravilhosa para mim. Acredito que se as negociações fossem passadas para o “mundo real”, faríamos a sociedade melhor. Também tenho certeza que no ano que vem vou participar desse debate de novo!”


Compartilhe: