Texto por Carolina Pimenta, editora auxiliar da Agência SINUSI 2018.
Nesta terça-feira (03/07), a SINUSI 2018 chegou ao fim para os alunos do Ensino Médio e a assembleia geral foi realizada. Para seu andamento, delegados representantes de alguns países que fizeram parte da Simulação foram responsáveis por discursar sobre o andamento e conclusão do evento.
A delegação da Alemanha iniciou os trabalhos discutindo sobre sua trajetória pela SINUSI, expondo características cruciais sobre a apresentação cultural de abertura e também sobre os debates desenvolvidos entre eles mesmos e as delegações. Quem seguiu com os discursos foi a delegação Argentina, focando nas temáticas principais, tanto que regeram a representatividade do país na montagem da sala e na apresentação cultural – a qual lhes rendeu uma menção honrosa-, baseadas na aceitação do indivíduo em relação às suas raízes e de seu povo -, quanto a que orbitou a SINUSI como um todo: a água e os problemas pelos quais passam as nações de todo o planeta.
Valores extremamente importante foram apresentados pela delegação Brasileira, como a experiência da Simulação resultando na evolução de relações intra e interpessoais, não só com os indivíduos do grupo, mas com todos os estudantes que movimentaram um evento tão grandioso, acentuando o fato de que as dificuldades pelas quais precisaram passar foram motivo de perseverança, não desistência, assim como a delegação seguinte, a Chinesa, que mesmo com um grupo pequeno quando levada em consideração a proporção do evento, e após inúmeras desistências, foi necessário que unissem forças para que continuassem em condições de fazer um bom trabalho, e enfatizando que só foi possível por meio da cooperação, embasada na comunhão, na troca respeitosa de ideias e ideais, além de muita alegria, características não dissemelhantes da delegação do Egito, a qual foi responsável pelo discurso seguinte.
O delegado representante do Irã fez questão de agradecer, do início ao fim de seu discurso, pela oportunidade de participar, uma vez que esse foi seu sétimo ano como participante da SINUSI, falando não só como delegado, mas como aluno que possui extrema afinidade com o trabalho realizado, emocionando não só a si mesmo, mas a todos ali presentes, proporcionando-lhe a menção honrosa de discurso final. Num clima de despedida, a delegação Israelense agradeceu pela singularidade do momento que os foi propiciado, e traçou detalhes da trajetória de seu grupo desde os primeiros preparativos, além de ter conquistado menções honrosas pelo conjunto de debates na Simulação, pela montagem da sala e pela apresentação cultural.
Para concluir as falas dos estudantes, a delegação da Rússia foi representada não só por um, mas por quatro alunos, os quais subiram ao palco para relatarem suas experiências como movimentadores da SINUS I2018, novamente agradecendo ao máximo pelos momentos aos quais foram assegurados. Logo, o secretário geral e professor de Sociologia, Walmir, e o professor de língua estrangeira do Colégio Ideal, Lucas, também realizaram discursos emocionantes de encerramento da noite.
Com a conclusão das alocuções, chegou o momento tão esperado, quando foram enunciadas as posições classificatórias dos grupos: o Irã, em terceiro lugar, a Argentina em segundo e Israel como portador da medalha de ouro da SINUSI do ano de 2018.
Classificação Geral:
- 1º - Israel - 1007 pontos
- 2º - Argentina - 992 pontos
- 3º - Irã - 882 pontos
- 4º - Japão - 867 pontos
- 5º - Alemanha - 809 pontos
- 6º - Egito - 789 pontos
- 7º - Rússia - 780 pontos
- 8º - Brasil - 764 pontos
- 9º - China - 700 pontos
- 10º - Reino Unido - 651 pontos
- 11º - E.U.A - 453 pontos